quarta-feira, 25 de maio de 2011

O dia a dia de um repórter

Franciele Rafael

Hoje, dia 10/05/11 fomos participar do projeto "A Gazeta na Sala de Aula", onde visitamos e passamos o dia na TV Gazeta, nós acompanhamos o dia a dia dos funcionários que trabalham para colocar no ar ao 12h00 o jornal ESTV 1º edição.

Chegamos à redação 07h30, a redação estava tranqüila, alguns repórteres já haviam saído para gravar suas reportagens, que é distribuída pela Giovana Lanna, a chefe de reportagem no período da manhã e Daniela Abreu que é editora-chefe, elas distribuem as pautas de acordo com o perfil de cada repórter, essas pautas são decididas no dia anterior após o ESTV 1º Edição. Por volta das 10h30 os repórteres já começam a chegar à redação com o material, as filmagens vão para as salas de edição, onde é montada a reportagem.

O apresentador Mário Bonella faz uma pequena gravação da chamada do jornal ali mesmo na redação.

Acompanhamos o repórter Bruno Faustinho em uma entrevista externa sobre o aumento de focos da dengue, onde podemos ver como é feito a gravação e entrevistas.

Quando falta um pouco mais de uma hora para o jornal entrar no ar, no meio da redação é ativado um monitor com uma contagem regressiva.
É feita uma reunião de pauta após o jornal, onde são decididos os assuntos e que irão ao ar, matérias e notícias do dia-a-dia como: saúde, policial, investigação, denúncias e urbanização. Durante o dia várias ligações são recebidas de pessoas querendo sugerir matérias e fazer denúncias.

Visitamos a sala de edição de imagem, conversamos com o editor André Serafim, que era vidraceiro e ajudando o cunhado que é editor, aprendeu a fazer edições, e hoje depois de muita força de vontade já faz parte da equipe da Rede Gazeta há oito meses.

Andrey Silva
Nós conhecemos o CEDOC, que é onde são arquivadas as imagens de tudo que chega à redação, até 2005 eram arquivados em fita Beta, e a partir dessa data em mídia digital. Conhecemos também o CTRS, que é onde as imagens do tempo e do transito chegam e saem, essas imagens são enviadas para a Sala A, onde recebe tudo que vai para o AR. Essas imagens vêm do interior do estado da TV Gazeta Sul, Norte e Noroeste. Na sala A, aonde é feita a transmissão do jornal o clima é de concentração quando o jornal entra no ar.

Acho interessante esse projeto, pois hoje em dia quando nós decidimos fazer uma faculdade, muitos não sabem na prática como funciona a profissão e às vezes quando vê o processo de produção, não acha tão interessante o quanto parece pronto. Enfim, foi um dia muito produtivo e esclarecedor, são pessoas que amam o que fazem com muita força de vontade, anos de profissão e com muita dedicação para que os telespectadores vejam em casa notícias e matérias da melhor qualidade.

Andrey Silva - JN1 - @andreyhoffman
Francielle Rafael - JN1

Agradecimentos: Cristina Morais, Bruno Faustino, Daniela Abreu, Giovana Lanna e Lúcio Manga.

E-mail: diariodejornalismo@gmail.com
Foto: Andrey Silva e Franciele Rafael

Um comentário:

  1. Foi uma experiência importantissíma para mim, poder conhecer de perto e o dia-a-dia em uma redação. Esse projeto ''A gazeta na sala de aula'' ofereçe a oportunidade de nós estudantes, tirarmos dúvidas, ver na prática a profissão e sabermos se é isso mesmo que queremos para o nosso futuro.
    Agradeço a todos da Gazeta que nos receberam com carinho e atenção, e ao nosso professor Lúcio Manga.

    ResponderExcluir