terça-feira, 31 de maio de 2011

Rafaela Marquezini nos recebeu para um bate papo sobre jornalismo, foi muito bacana! Confira!

Rafaela Marquezini, nossa entrevistada e apresentadora do Globo Esporte


•Há quanto tempo você está na carreira jornalística?

R: Eu entrei na faculdade em 1997 na UFES, e logo em 1999 quando eu estava no 5º período eu fiz uma prova para entrar no Portal Gazeta Online e passei, e desde então estou aqui na Rede Gazeta, para ser mais precisa foi em Março de 1999, fiz 12 anos aqui dentro esse ano, 12 anos de jornalismo.

•Como foi a escolha da sua profissão?

R: Olha, essa história é engraçada! Todo mundo que tem uma profissão ou quer seguir uma carreira costuma dizer que queria seguir aquela carreira desde criança, e comigo não foi assim! Eu não sabia o que eu queria fazer, só sabia que seria na área de humanas, e no ano que fiz meu 3º ano no Colégio Salesiano, na hora de marcar a opção do curso optei por comunicação pensando em Publicidade e Propaganda, eu fiz o primeiro ano de publicidade, me arrependi, e mudei para jornalismo.
Rafaela deixou a entrevista com um clima bem discontraído e legal
  
•Você se arrepende de ter escolhido jornalismo?

R: De jeito nenhum, se eu estivesse seguido publicidade, eu não saberia como é aqui, mas desde quando eu comecei a trabalhar com isso eu gostei. Você começa a fazer e se envolver e gostar, já passei por várias áreas aqui, praticamente todas, menos rádio. Eu adoro isso!

•É gratificante pra você? E qual parte do jornalismo é mais gratificante pra você?

R: Eu acho que faz parte de um todo, o clima na redação é um clima muito legal, você que está aqui você sabe como que é, tinha até uma festinha rolando ali. Fiz muitos amigos aqui dentro que levo para toda minha vida, o trabalho em si, é um trabalho que eu gosto muito de fazer, principalmente agora no esporte, que é uma coisa leve, bastante pra cima e a gente conta a história das pessoas, eu gosto de contar as histórias, gosto muito de falar e gosto também muito de rua, de estar lá com os atletas e conversar com as pessoas, esse contato que a gente tem na rua é legal, é bonito. Às vezes estou passeando e as pessoas vêm falar comigo e eu gosto disso, desse reconhecimento do público, do trabalho que a gente faz. Não é só "glamour", é muito trabalho também, mas gosto de entrar no estúdio, dessa adrenalina de fazer ao vivo. O todo me recompensa!
A nossa entrevistada contou um pouco sobre a sua carreira


•Sabemos que você começou sua carreira jornalística passando pelo Portal Gazeta Online depois pela produção do Bom Dia ES e como repórter do ESTV 1º edição. Como está sendo apresentar o Globo Esporte local?

R: Eu passei por vários lugares e em cada lugar eu ganhei experiência, acho que é muito importante você passar por isso. Eu passei pela produção de TV, é importante você saber que é ali que funciona, ali é o cérebro da televisão, ali que você aprende a fazer, como você vai marcar uma entrevista e o que você vai abordar em uma matéria, depois eu passei pela rua no ESTV 1º edição, que é muito agitado, é o programa mais extenso que nós temos, você sai as 7h da manhã e tem que voltar com a matéria fechada ás 10h, então isso nos dá agilidade. Desde quando eu voltei do meu mestrado em Portugal eu estou no Globo Esporte, faz três anos e meio e pra mim eu me encontrei, eu adoro, sempre gostei, acho uma delícia, é um prazer enorme fazer e uma grande responsabilidade também, pois a marca Globo Esporte é uma marca muito forte, é um programa que vai para o estado inteiro e depois de mim vem uma mega apresentadora, a Cris (Cristiane Dias) que faz o Globo Esporte Nacional. É claro que nós não temos a mesma estrutura, o cenário não é o mesmo, o jogo de câmera deles é muito melhor e muito maior, só que nós tentamos manter um nível bacana do programa.

•Como é o seu dia a dia aqui na Rede Gazeta?

R: Bom, eu chego de manhã, pego a minha pauta e vou pra rua, vou fazer alguma matéria do Globo Esporte ou do Estação Esporte, que são os dois programas esportivos que nós temos. Geralmente as pautas do Estação Esporte, são pautas maiores, mais longas, mais bem trabalhadas e que dão mais trabalho para se fazer. Mas de qualquer forma faço uma ou outra, volto para a redação, chego correndo, muitas das vezes em cima do horário, só tenho tempo de me arrumar para entrar no estúdio, pois o programa é feito ao vivo. Depois do Globo Esporte estou liberada.
Sandy Santos, Rafaela Marquezini e Lucas Nascimento


•Quais são as suas perspectivas para o programa?

R: Eu espero que a gente consiga fazer cada vez melhor o que a gente faz, espero que tenhamos cada vez mais estrutura, que faz toda a diferença. Nossa equipe ainda é pequena e estou pleiteando mais gente para a equipe do esporte. A Globo tem um projeto de regionalizar o Globo Esporte e que já está sendo colocado em prática, seis praças já fizeram isso, o Globo Esporte é todo produzido no local. A nossa idéia é conseguir fazer isso um pouco mais pra frente.

•A Rede Gazeta é a maior emissora do Espírito Santo, é única emissora que ainda tem mais três afiliadas. Como você se sente trabalhando na Rede Gazeta? E o que isso representa para você?

R: Eu sou das poucas que sou cria da casa, pois eu nunca trabalhei em outro lugar como jornalista. Eu sou muito grata a Rede Gazeta por tudo que eu aprendi aqui, o que eu sei de jornalismo, eu aprendi aqui na prática e sei que tenho muita coisa pra aprender ainda. Foi uma escola pra mim, é uma escola e vai continuar sendo, pois aqui a gente aprende todos os dias. Eu tenho total noção da história da Rede Gazeta, são 80 anos de jornal, 35 anos de TV e eu faço parte de um pedacinho dessa história, eu quero que a minha parte dessa história, seja uma parte bonita e eu trabalho para que isso aconteça. Sou muito grata mesmo e eu espero estar retribuindo a altura o que essa empresa representa para o Espírito Santo.

•Você poderia mandar uma dica para todos os estudantes de comunicação?

R: Estudantes! Estudem! Vocês são estudantes, vocês têm que estudar. Todo estudante deve aproveitar sua vida acadêmica. Muitas vezes nós não damos valor às matérias mais teóricas, mas isso vai fazer falta um dia. Você deve aproveitar o seu tempo de faculdade para aprender o que está ali.
No finalzinho da entrevista ela deixou um recado para todos seguidores
 • Ficamos sabendo que esse ano você vai participar das 10 milhas Garoto, conta essa história?

R: Pois é, ano passado a Garoto fez o desafio com o Julius, o Thierry e a Marcela, eu quis participar, só que não pude porque estava grávida. Esse ano eu falei novamente que queria participar de brincadeira e a Garoto acabou me convidando. Quando eles me convidaram por e-mail, eu respondi em caixa alta “É CLARO QUE EU VOU!”. Depois que eu respondi que eu fui ver que eram 16 km, é muito longe e até agora eu estou com medo. Mas assim, ao mesmo tempo estou animada, pois esse medo está sendo meu combustível para me provar que eu consigo. A gente que é jornalista gosta de se desafiar. Mas se Deus quiser eu vou chegar, eu vou conseguir! E vocês podem deixar uma força lá no twitter, Rafa, vaaaaaaaai, você consegue! Isso faz muita diferença!


Lucas Nascimento - JN1 - @Lucasmento
Sandy Santos - JN1

Agradecimentos: Cristina Morais e Lúcio Manga
Agradecimento em Especial: Rafaela Marquezini - @Rafa_Marquezini

E-mail: diariodejornalismo@gmail.com 
Foto: Sandy Santos e Lucas Nascimento

2 comentários:

  1. Nossa adorei Lucas a entrevista e saber um pouquinho mais sobre a Rafaela!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, meninos! É assim que a gente começa a entrevistar, a conhecer um pedacinho do mundo do jornalismo! Assim como vocês, comecei desta forma, "fuçando" de pouco a pouco, conhecendo grandes profissionais que hoje são meus colegas na redação.

    Sucesso ao blog. A entrevista com a Rafaela ficou muito boa, e imagino que a experiência para vocês tenha sido riquíssima! :o)

    ResponderExcluir