sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um dia de trabalho como jornalistas

Estúdio do ESTV 1º e 2º edição
No dia 12/04 fomos à REDE GAZETA passar o dia nos bastidores da TV. Vimos como as notícias são escolhidas para passar nos jornais, desde a sua apuração, produção e a edição, também vimos como é a rotina na redação da TV GAZETA.

A primeira etapa para a produção do jornal ESTV 1ª edição é a reunião de pauta que começa às 8 horas, nela são escolhidas as reportagens que passarão no programa e os repórteres que sairão às ruas. O ESTV mostra matérias sobre situações que aconteceram na madrugada na noite anterior e naquela manhã. Após a reunião, Philipe Lemos se prepara e grava as pequenas chamadas que passarão nos intervalos do programa da manhã, são cinco chamadas por dia: as duas primeiras chamadas são de 1 minuto, as duas seguintes são de 30 segundos e a última dura 45 segundos.

Após a gravação das chamadas fomos com o repórter Michel Bermudes para fazer uma reportagem em Ilha das Caieras sobre um posto de saúde que começou a ser construído a seis anos atrás mas ainda não havia sido concluído. Essa reportagem seria ao vivo, então chegamos com aproximadamente 30 minutos de antecedência para Michel organizar a matéria e apurar os fatos para serem feitos os ajustes necessários. No local fomos recepcionados pela população que relatou os problemas sobre o posto de saúde além de denunciarem outros. Michel então grava a escalada que é a chamada inicial para a entrada do jornal ESTV, ele grava a escalada, mas o restante é ao vivo, nela Michel mostra a população que reivindica sobre o posto de saúde e mostra o problema para o apresentador Philipe Lemos. Um pouco antes de entrarmos no ar, a prefeitura fechou as entradas das obras do posto impedindo a visibilidade de todos, sendo que o subsecretário de obras estava presente permitindo que o episódio acontecesse.

Com o fim da reportagem voltamos à redação para aguardar a próxima reunião de pauta que definiria as reportagens do ESTV 2ª edição, mas não chegamos a participar porque saímos com dois repórteres, eu com Leandro Tedesco e Lucas com a Juliana Bourguignon. Leandro cobriu uma reportagem sobre uma piscina que estava com suspeita de foco de dengue e estava numa casa abandonada, os moradores já tinham contatado a prefeitura que não resolveu o caso, eles estavam reivindicando a entrada na propriedade para limpar a piscina. Após essa reportagem, Leandro foi para uma residência na Praia da Costa em que a moradora estava com problemas com uma construtora que construía um prédio ao lado de sua casa, pedaços de concreto e de madeira caíram em seu quintal, além das paredes que ficaram rachadas e com infiltrações graças à nova construção, a construtora não queria tomar providencias nem indenizar a moradora.

Juliana Bourguignon primeiramente fez uma matéria em um supermercado sobre a venda de chocolates para a páscoa, não é porque essas reportagens foram feitas nesse dia que necessariamente serão exibidas no ESTV do dia, pois se trata de uma reportagem atemporal (não tem urgência para ser noticiada), ao contrário da factual (que deve ser transmitida o mais rápido possível).  Depois de fazer a reportagem no supermercado, Juliana foi a uma loja de chocolates que são fabricados no estado para fazer outra matéria sobre a páscoa, logo depois fez o texto que seria falado em “off” e os cinegrafistas fizeram as imagens que iriam ao ar.

Depois de passarmos a tarde com os repórteres fazendo as reportagens, voltamos à redação e tivemos o prazer de acompanhar o ESTV 2ª edição no estúdio. Entramos no 2º bloco, pois primeiro fomos à sala de controle mestre onde é feita a transmissão, nessa sala os blocos e as matérias são cortadas para atenderem ao tempo cronometrado. Já no estúdio vimos à transmissão ao vivo do jornal, só o apresentador e um “câmera” ficam lá dentro para não tirar a atenção do jornalista/apresentador.


Agradecimentos: Ari Mello, Chico Calente, Daniela Abreu, Giovana Lanna, Juliana Bourguignon, Leandro Tedesco, Mario Bonela, Michel Bermudes, Philipe Lemos, Secundo Rezende, Ted Conti e Teresa Abaurre.

Agradecimentos Especiais: Abdo Chequer, Ana Paula Guimarães, Cristina Morais, Lúcio Manga e Sueli Lievori.

Lucas Nascimento - JN1 - @Lucasmento
Natália Schuonzt - JN1 - @NataliaSchuonzt

E-mail: diariodejornalismo@gmail.com
Foto: Andrey Silva

3 comentários:

  1. Pude participar também, e gostei muito, que pena que a redação estava mais calma, mas deu para tirar um bom aproveito. Ah fico feliz de ver minha foto ai também, é outra coisa que amo fazer é fotografar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e pelo belo trabalho. O blog ficou muito bom.
    Sucesso nessa nova etapa da vida acadêmica de vocês.
    Abraços,
    Carolina Bragio
    A Gazeta na Sala de Aula

    ResponderExcluir
  3. O visual do blog está muito bonito e os textos bem interessantes. Parabéns pela iniciativa! Estamos felizes por podermos proporcionar a vocês um primeiro contato com a profissão. Contem conosco!

    ResponderExcluir