terça-feira, 10 de maio de 2011

Um dia na Rádio CBN Vitória 93,5 FM

Patrícia Valim, Luã Quintão, Fernanda Queiroz e Lucas Nascimento

Chegamos à Rede Gazeta um pouco antes das 9h da manhã e fomos recepcionados pela Cristina Morais, que nos encaminhou para a redação onde fomos recebidos pela editora/apresentadora Fernanda Queiroz, que com muita satisfação nos apresentou a toda equipe presente.  Apesar do horário em que chegamos à rotina da rádio CBN (Central Brasileira de Notícias) começa por volta de 06h30min da manhã, sendo que algumas reportagens são produzidas na tarde do dia anterior. A redação multimídia é composta por cinco editores, que são responsáveis pelos Jornais A Gazeta, Notícia Agora e o portal Gazeta Online.

A facilidade da redação multimídia é que as notícias atemporais (uma notícia que não precisa ser dada naquele exato momento e poderá esperar) e factuais (é uma notícia que acontece e deve ser transmitida no ato do acontecimento) são passadas através de e-mail, telefonemas, mensagem instantânea pelo twitter/MSN. Todas essas informações são compartilhadas com todos os jornais e meios da redação.

São 9h da manhã e Fernanda Queiroz da início ao seu programa na rádio, seguindo seu roteiro que também foi entregue a nós. A CBN é uma rádio multi-plataforma, ou seja, ela compartilha as informações através de vários meios como twitter, portal Gazeta Online e GTV. A rádio é referência nesse segmento, foi considerada um "case" (algo que foi feito e virou referência para o meio), pois o ouvinte pode acompanhar a rádio e as imagens do estúdio que são transmitidas ao vivo através do portal Gazeta Online. Dentro do estúdio ficam uma âncora, um produtor, um noticiarista e um operador de áudio e todos são conectados online entre si, via MSN, aonde as informações que chegam de ultima hora são repassadas. 

De meia em meia hora entra no ar o repórter CBN, é como se fosse um boletim de notícias onde a programação local das afiliadas é interrompida dando espaço a noticias da Rádio CBN Brasil. 

São 10h:14min e entra no ar  por telefone a entrevista com o Vice-Governador e Presidente do PT no estado, Givaldo Vieira e o tema discutido é a pré campanha do PT no Estado. Logo em seguida entra no ar uma entrevista sobre os problemas de atraso dos correios, participam da entrevista o ouvinte Guilherme Furieri e o assessor de relações públicas dos correios, Marcos Torres. A entrevista gera uma grande discussão e os ouvintes mandam sugestões e perguntas através do twitter e e-mail. 

Nos intervalos aproveitamos para tirar algumas dúvidas sobre a rádio e fizemos algumas perguntas sobre o publico alvo, de acordo Fernanda, a rádio CBN é destinada a um público economicamente ativo de classes A e B, ou seja, um público formador de opinião. Fernanda Queiroz também acredita em uma nova fronteira para o rádio no Brasil, com a utilização de redes sociais e a transmissão de imagens ao vivo fazendo com que os programas se tornem mais interativos.

O programa CBN Vitória foi encerrado ao meio dia e aproveitamos o término para agradecer por toda a atenção que nos foi dada, não só pela Fernanda, mas por toda a equipe da rádio CBN.


Agradecimentos: Fábio Botacin, Juliana Freitas, Kenedy Florestan, Patrícia Valim, Vitor Lima e Waslley Leite.
Agradecimentos Especiais: Cristina Morais, Fernanda Queiroz e Lúcio Manga.



Luã Quintão - JN1 - @Luaquintao
Lucas Nascimento - JN1 - @Lucasmento

E-mail: diariodejornalismo@gmail.com

2 comentários:

  1. Ficou muito bom!Com certeza faremos a diferença!

    ResponderExcluir
  2. Oii Lucas!!ahaha Sinto-me feliz em ver essa nova geração de futuros jornalistas..Já tive o privilégio de passar pela Gazeta como estagiária e após,ser residente da Rede!Vocês estão no caminho certo, utilizem este espaço como uma ferramenta de apresentação!Com certeza,vão longe!
    Ah!Permita-me convidá-los para visitar meu humilde espaço recém-criado: é o www.parafrasecorriqueira.blogspot.com, ok? É simplezinho,mas as ideias contidas nos textos são muito sinceras!Fique à vontade para entrar,ler,comentar e até seguir, se for do seu interesse!Acho que vão gostar..
    Forte abraço.
    Priscila

    ResponderExcluir