terça-feira, 7 de junho de 2011

Colégio de Vila Velha luta por uma política mais "limpa" desde a infância. Veja!

Maria Thereza Villaschi Chibib falando um pouco mais sobre o projeto
No dia 03/06 fomos à escola PIO XII cobrir um projeto pioneiro nas escolas particulares. Uma simulação das eleições em que os alunos se candidatam a prefeito, vereador e seus vices, com direito a campanhas com cartazes e propostas políticas. No dia da votação será disponibilizada para eles uma urna eletrônica em que os alunos votarão nos respectivos números dos candidatos de sua preferência. Estaria previsto até uma propaganda eleitoral em que as crianças fariam um vídeo com as suas propostas que seria transmitido à toda escola. 

Alunos participantes do projeto
O vereador Duda da Barra estava presente apoiando o projeto e ajudando as crianças a se conscientizarem sobre política e cidadania, ele defende essa iniciativa para formar pequenos cidadãos que futuramente podem fazer a diferença.

A escola realiza outros projetos como a campanha contra as drogas realizada pelo soldado Duarte que orienta e dá apoio às crianças em campanhas contra o tabagismo e a limpeza dos valões da cidade. Espera-se que esses projetos continuem nos próximos anos conscientizando cada vez mais crianças e ajudando-as a se tornarem plenas cidadãs.

Maria Thereza Villaschi Chibib - Presidente Mantenedora
"É um projeto que deu muito certo nas escolas públicas e o Colégio Pio XII correu atrás, e está dando super certo. Eu costumo falar que nós temos 3 "CI's", cidadania, civismo e civilidade. E eu acredito que na escola nós estamos formando cada vez mais cidadãos."
Regina Madeira - Professora
"Olha é um projeto que a gente vem desenvolvendo a um tempinho já, e as crianças estão muito empolgadas, estimula a serem futuros cidadãos. A gente está muito feliz e vendo muitos resultados positivos."
A Professora Regina Madeira explicando o desenvolvimento dos alunos
 Duda da Barra - Vereador
"Nós estamos passando um pouquinho da experiência que nós temos pois quando você se dirige a uma criança, muitas vezes você aprende muito mais deles do que ensina. As crianças hoje tem uma capacidade muito grande de aprender, de absorver as coisas."
O Vereador Duda da Barra discursando para os pais e alunos Pio XII
Ana Carolina - Estudante
"Eu to achando muito interessante, nos ajuda na escola, nós aprendemos sobre isso em historia e geografia, aí já auxilia a gente pra fazer os trabalhos, aprendemos melhor."
Mariáh Monjardim - Professora
"Nós podemos perceber uma enorme mudança no comportamento dos alunos e as melhorias dentro de sala de aula são bastante significativas. Os alunos estão lidando melhor com todas as matérias através desse projeto."
Mariáh Monjardim, foi a professora que levou o projeto para o colégio
 Norma Góes - Diretora
"É na escola que nós formamos o cidadão de amanhã e através desses projetos ensinamos o verdadeiro sentido da importância da cidadania visando um mundo melhor. Aliando o conteúdo com a prática, fazemos o aluno se sentir parte integrante do contexto e responsável por suas futuras escolhas. É muito prazeroso sentir a energia e a vibração das crianças e familiares na participação desse projeto, sinal claro da integração e da parceria imprescindíveis na formação integral desses jovens."
A diretora Norma Góes nos recebeu em sua sala para nos apresentar a proposta do projeto
Sabrina Vieira - Mãe do João Pedro Vieira e Cecília Vieira
"Eu acho muito interessante pois está estimulando os alunos a desenvolverem a cidadania e os incentivando a saber qual é o papel de cada político na sociedade em que vivemos."
Sabrina Vieira elogiou o projeto desenvolvido

Lucas Nascimento - JN1 - @Lucasmento
Natália Schuonzt - JN1 - @NataliaSchuonzt
E-mail: diariodejornalismo@gmail.com 

Obs: Em alguns trechos a fonte está diferente por configurações do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário